Embalagem indica quando produto está fora de validade

E se as embalagens expirassem tal e qual como os produtos, para nos ajudar a saber que já não estão próprios para consumo? Este é o conceito que tem por base a inspiração da próxima ideia.



As consequências de consumirmos um iogurte fora de prazo não são graves, mas o mesmo não se pode dizer de um medicamento. A toma de medicamentos fora de prazo é nocivo, e mesmo sabendo isso é fácil incorrermos nessa falha: a embalagem já está danificada e a indicação do prazo de validade já não está legível, ou mesmo porque a embalagem exterior já foi colocada no lixo e não possível saber o prazo. 

Assim, surge pelos designers Kanupriya Goel e Gautam Goel uma solução inovadora que pode salvar vidas.
Self Expiring é uma embalagem inteligente, para medicamentos, que expira, tal e qual como o medicamento no seu interior. Na prática, assim que que o produto atinge o prazo de validade a embalagem apresenta uma mensagem gráfica de "impróprio para consumo" recorrendo a sinais de perigo mundialmente reconhecidos. 
Segundos os desiners a Self Expiring é uma solução que apresenta todos os requisitos para a prevenção da venda ilegal de medicamentos fora de prazo e fatalidades recorrentes do seu consumo. 

Self Expiring é um exemplo, tal como o copo que deteta droga nas bebidas, de inovações com recurso a materiais inteligentes e que tornam as nossas vidas mais seguras. A pergunta que fica é: quando veremos estes produtos entre nós.


via Red Hot