Interatividade e criatividade no maior cubo mágico já visto

Promover a interactividade e o espectáculo transformando um edifício num quebra-cabeças gigante. 


Para o seu projeto de tese "Cultura de interface", na Universidade de Artes e Design Industrial de Linz, o designer Javier Lloret converteu toda a fachada do edifício Ars Electronica em Linz, na Áustria, num interativo cubo Rubik (alguns poderão reconhecer como cubo mágico) denominado de Puzzle Facade - Fachada Puzzle.

O designer transportou a experiência de resolver o enigma do cubo mágico para um espaço urbano, transformando parte da paisagem urbana num jogo interativo em processo.

Lloret criou um dispositivo portátil que imita a função do cubo mágico e que, em seguida, comunica via wireless com um computador que controla a rede de luzes instaladas no edifício.

Codificado em OpenFrameworks, o Puzzle Facade usa como interface um cubo com componentes electrónicas para manter a rotação e a orientação. Em seguida, as informações são enviadas via Bluetooth para um computador que executa o software para mudar as luzes e cores da fachada do edifício em relação ao dispositvo de mão, o cubo.

O video abaixo deixa-te umas "luzes" de como tudo acontece.