Altifalante em papel

O futuro dos  produtos eletrónicos antevê-se DIY, onde qualquer pessoa pode construir os seus próprios dispositivos, e com poucos recursos.



Esta é a visão de muitos artistas, e conhecidos em projetos como a esferográfica transforma que desenhos em circuitos elétricos, a tinta que toca música e o Kit de jogo DIY.

Agora é a vez de Coralie Gourguechon, uma designer que desenvolve eletrónica em papel simples, mas inteligente. O seu último projeto -Planche Anatomique de Haut-Parleur - é um altifalante feito de uma única folha de papel, circuitos em tinta condutora, e com todos os componentes - bateria, antena de rádio e cabos - exposta à vista. Para o ligar tem que simplesmente enrolar a forma do cone, e para o desligar, colocá-lo novamente em posição horizontal

altifalante não estará à venda, pelo menos tão cedo, uma vez que o motivo de Gourguechon não é fazer negócio disto. Em vez disso, por retirar muita da complexidade em torno de construção eletrónica, ela vê o seu trabalho como "uma ferramenta educacional que deve ser acessível e atraente."