Informação guardada em papel autocolante

dataSTICKIES são a próxima geração de portabilidade de dados.


Os DataSTICKIES transportam informações como se se tratassem de uma pilha de notas tipo post-it.

Cada um dos dataSTICKIES pode simplesmente ser retirado da pilha e colado em qualquer lugar da superfície de transmissão de dados óticos (STPO) - um painel que pode ser ligado à superfície frontal de dispositivos como ecrãs de computadores, televisões, sistema de música, e por ai fora. 

O adesivo é o grande protagonista, pois é o meio que transfere os dados. E uma vez que tem baixa aderência torna possível a reutilização sem deixar marcas, tal e qual como uma nota removível. 

Os dataSTICKIES são feitos de grafeno. Este material inovador é uma plana mono-camada de átomos de carbono, acamados numa rede hexagonal bidimensional, com uma espessura mínima de um átomo. Uma folha de papel fino de grafeno tem a capacidade de transportar grandes volumes de dados, tornando-se um material ideal de última geração para a portabilidade de dados.

Os dataSTICKIES vêm em várias cores e padrões, tornando assim mais fácil filtrar os dados de acordo com o tipo e tamanho. Eles podem ser empilhadas e transportadas em conjunto por conveniência, ou colados a outros objetos. E a superfície superior pode ser usada para escrever. 

Os dados digitais tornam-se assim mais fáceis de associar com o mundo físico. Por exemplo, com os dataSTICKIES podes associar os dados digitais relacionados a um determinado assunto num livro simplesmente "colando-os" na página respetiva.