Prevenir a transferência de germes nos transportes públicos




Os transportes públicos disponibilizam aos passageiros que vão em pé, uma alças suspensas que podem usar para manter o equilíbrio. Ora, estas alças representam um risco para a saúde, dada a possibilidade de germes poderem ser transferidos para as mãos de quem as utiliza.

Pelos designers Li Jiyang, Liu Tao, Qiu Zhen, Zeng Jiayu e Zhou Shen vem uma proposta que pode representar um efetivo agente de prevenção. 
Cyclean é uma alça de autocarro que pode prevenir a transferência de germes graças a um sistema interno de limpeza. Uma reinvenção da típica alça, com uma função de limpeza incorporada. 

A fita da alça pode ser rodado através de pequeno dispositivo de plástico contendo uma esponja áspera, um agente de limpeza e desinfeção e rolos. Para ser limpa, basta puxar a fita de um lado do circuito, por forma a promover a entrada da mesma no lado oposto do dispositivo. À medida que a fita vai atravessando os rolos, estes vão procedendo à limpeza e desinfeção. A fita que sai do dispositivo vem limpa. A esponja pode ser substituída e o agente de limpeza recarregado.

A Cyclean foi premiada com o Red Hot Design Award 2013.