Sensor de janela transforma ruído em sons agradáveis

A poluição sonora não se limita a ficar fora das paredes de casa. Os carros a buzinar, o cão da vizinha que ladra a cada segundo, todos aqueles barulhos que invadem o silêncio de casa e não te deixam relaxar. E se podesses, seletivamente, transformar todos esses barulhos irritantes, em sons mais suaves e agradáveis. Incrível, e possível!

Poder escolher os sons que atravessam a janela de nossas casas. Foi exatamente este o propósito do designer industrial austríaco, Rudolf Stefanich quando concebeu o Sono.

Sono é um dispositivo tecnológico que adere à janela e deteta as vibrações sonoras sobre a superfície do vidro. Ele usa essa informação para gerar um sinal que anula as vibrações, permitindo-te ajustar manualmente o volume exterior, assim como selecionar quais os ruídos queres eliminar e quais queres manter.

Apesar de semelhante à forma como os fones de ouvido conseguem bloquear alguns barulhos, a inovação advém da tecnologia de processamento do som digital que permite funções mais complexas, como a exclusão seletiva de ruídos e a deteção de tipos de som. ‘Por exemplo, poderias detectar o som do latido do cão do teu vizinho, cancelar aquele som específico e substituí-lo pelo canto de um pássaro" explica Rudolf.

Sono está a ser desenvolvida pelo  Nokia Research Center, e Stefanich está à procura de um parceiro e financiamento para concluir, e lançar, o dispositivo no mercado.

Dá uma vista de olhos na demonstração deixada no vídeo.