Produtos adaptados a rotinas apenas a uma mão

Uma das funções do design é a conceção de objetos mais funcionais que tornem a nossa vida mais simples. E por simples também podemos entender possível, como o caso destas embalagens, pensadas para uma utilização apenas com uma mão.


A realização de várias tarefas ao mesmo tempo implica, muitas vezes, utilizar cada uma das mãos para diferentes operações (atender o telefone se cozinha, comer enquanto se conduzes, etc.). Ou, por outro lado, impossibilidade física de utilizar ambas as mãos, nomeadamente em pessoas com deficiência. factores que não são tidos em conta na conceção dos produtos.

Assim, sob o conceito de uma utilização otimizada a uma mão surge, pela designer Gabriele Meldaikyte  o One-Handed Packaging - embalagens a uma mão - e Single-Handed Cook - cozinhar a uma mão. 
O One-Handed Packaging é uma série de latas e embalagens onde o sistema de abertura é repensado, já que os sistemas que conhecemos atualmente exigem a utilização das duas mãos.
Já o Single-Handed Cook orienta-se mais para as atividades diárias: cortar o pão, abrir um iogurte ou mesmo cortar fruta.

Multitasking ou incapacidade física. Diferentes no género, iguais na necessidade, e ambos ainda por explorar pela indústria.