Banco de jardim recolhe e armazena água da chuva.

Um projeto de sustentabilidade urbana onde o aproveitamento da água é o grande protagonista.



MARS architects recebeu um pedido da BMW Guggenheim Lab para participar, na visão de longo prazo do grupo de reflexão, para o desenvolvimento de intervenções que poderiam beneficiar as nossas cidades e os grandes ambientes urbanos.

Para a sua participação, a empresa internacional focada em questões de água, foi criada uma peça de mobiliário de exterior que recolhe e armazena a água da chuva através de almofadas funcionais. 

Water bench - banco de água - é um projeto adaptável, modular, que foi formado fora das nossas noções tradicionais de um sofá Chesterfield, criando a atmosfera de uma sala-de-estar urbana dentro da esfera pública.

Este inovador banco combina mobiliário de ar-livre com a recolha e armazenamento de água para criar um produto que pode diminuir as necessidades de água da cidade, permitindo que espaços públicos, como jardins e parques, se tornem independentes do fornecimento de água da cidade. 

Concebido como o primeiro protótipo de uma série de soluções de pequena escala que visam enfatizar multifuncionalidade e sustentabilidade no design urbano, e neste caso, aumentando a independência de água ao nível local, enquanto também incentiva a interação social.