Scanner da frescura evita desperdício em casa.

Dispositivo ajuda a evitar o desperdício, controlando as datas de validade e dando indicações do que deves consumir primeiro.


FIFO - First in First out - é uma regra de logística para a gestão dos produtos que estão sujeitos a uma data de validade, e que sugere que os primeiros produtos a entrar devem ser os primeiros a sair, por forma a evitar produtos fora da validade. Uma regra seguida pelos grandes armazéns mas mais difícil de seguir em nossas casas (ou quem é que nunca acabou por deitar fora os iogurtes porque já estão fora de prazo?!). Mas uma solução caseirinha acabou de nos chegar aos ouvidos! 

I Fresh é um scanner para alimentos, equipado com uma câmara que capta o código de barras da embalagem, pouco antes de ser guardada no frigorífico ou no armário. Fixa-se ao frigorífico, tal e qual os ímanes que colocamos na porta, e consegue armazenar dados como a data de compra. 

A ideia em que assenta o I Fresh é de garantir que consumes alimentos frescos e não fora de prazo.

E funciona assim:
- Após a digitalização, digita no ecrã o número de dias até que a comida expira;
- O I Fresh irá lembrar-te, via luz ou voz, para verificares a comida no frigorífico;
- Uma indicação a verde indica que a comida ainda se encontra com o valor nutricional ótimo. Indicação a cor de laranja, é sinal de que a data de validade está próxima do fim.

O I Fresh foi o vencedor do prémio Red Dot 2013 na categoria design concept.