Piso sensível à água avisa sobre piso escorregadio.

Muitos pisos tornam-se escorregadios quando molhados, e nestas situações a sinalética de aviso assume toda a relevância. Agora imagina uma solução na qual o próprio piso funciona como alerta.


Nem sempre é fácil, principalmente em espaços comerciais de grande dimensão e em dias de maior movimento de pessoas, dar conta de que o piso se encontra molhado, do qual podem resultar deslizes e quedas. 

Para evitar estes problemas surge, pelos designers Cheng Wangshu, Hu Yuchen, Li Shendao e Zhao Ruoran, uma solução criativa pelo nome de Water-intimated Floor-marks.

Water-intimated Floor-marks é uma película para piso que apresenta avisos gráficos sobre as zonas que se encontram molhadas. Um material sensível à água que altera o seu aspeto quando a sua superfície se encontra molhada. Os sinais de aviso aparecem, instantânea e automaticamente, quando o material se molha, e desaparecem quando o material volta a secar. 

Em oposição às sinaléticas colocadas no chão, as Water-intimated Floor-marks informam não só de que o piso se encontra escorregadio como indicam, exatamente, quais são as zonas molhadas. 

O cerne desta inovadora solução é uma película constituída por um material sensível à água, e que é impressa ou colada no chão. Os avisos gráficos são impressos sobre a película num corante sensível à água. 
A película pode ser utilizada milhares de vezes, e a partir do momento que o corante penetra no piso, os grafismos deixam de estar sujeitos a desaparecer por abrasão.