Ideia inovadora promete manter mosquitos à distância.

Imagina vestir uma camisola e imediatamente ficar protegido de mordidelas de mosquitos. Sim, é possível e graças a um produto de assinatura nacional - Sil2u.



A Sil2u, desenvolvida pela Success Gadget - uma empresa com carimbo português que vem estudando soluções para a prevenção do Dengue e da Malária - é uma nanopartícula de sílica com um princípio ativo que  lhe atribui a capacidade de repelir mosquitos. Flexível na sua utilização e aplicação, esta partícula que pode ser aplicada na indústria têxtil, na construção civil e mesmo na saúde quer seja via spray, por adição ou imersão.

Resultado: têxteis biofuncionais com inovadoras propriedades repelentes que garantem uma proteção eficaz de longa duração contra mosquitos e resistente a 80 lavagens. Quando aplicado em tintas, vernizes ou argamassas, atinge uma durabilidade de cinco anos.

Segundo a Success Gadget, o que torna esta tecnologia diferente de todas as outras do mesmo género, reside na elevada durabilidade. As nanopartículas com o princípio ativo ficam presas no interior do material têxtil, e não à superfície, resistindo ao longo do tempo de vida do material. 

Sil2u alia inovação a preocupações ecológicas. “Por um lado, a nanopartícula antimosquiteira não mata os mosquitos, afasta-os, e, por outro, todos os nossos produtos têm o menor grau de toxicidade possível, tanto para animais como para pessoas”, segundo comunicado no site da Success Gadget.

Tal como a Sil2u outras soluções, como a tecnologia que torna os humanos invisíveis aos mosquitos, são uma mais-valia na proteção de milhões de pessoas de uma doença tão mortífera como a malária e o dengue.