Criar música ao ritmo da condução

Volkswagen e a Underworld colaboraram num projeto que sincroniza condução e música, em tempo real. O carro torna-se o instrumento e o condutor o músico.


Play the Road é uma nova tecnologia de software, nomeadamente uma app, que sincroniza o movimento com a música, permitindo-te criar música enquanto conduzes. 
Dependendo da direção, velocidade e a mudança em que se encontra, a música toca ao longo da viagem, proporcionado uma experiência única.

Embora esta ideia possa parecer assustadora e perigosa, na realidade Play the Road - desenvolvido apenas para  Golf GTI - apenas proporciona uma experiência de mãos livres em ambientes controlados, com o software a responder em tempo real ao modo como o condutor manobra o carro.

Ao combinar os dados do computador de bordo do carro, incorporando direção, aceleração e GPS, a app responde musicalmente à mudança de direção dos pneus, inversão de marcha, tendo como base músicas originais compostas pela Underworld, por forma a criar uma banda sonora à medida.

Segundo os seus criadores, a Play the Road foi construída sobre a perceção de que todos nós temos uma banda sonora para conduzir, assim como, por outro lado, vem celebrar a originalidade do Golf GTI por ambicionar aumentar a experiência da condução como um todo.

Dado o carácter de perigo desta inovação, o Play the Road não estará disponível para todos nós. Apenas será usado pela Volkswagen em ambientes monitorizados para competições e utilização em pista.