Códigos de barras comestíveis para combater a fraude de medicamentos

Um composto codificado, em nano-escala, comestível e que pode ser usado para associar informação a comprimidos e alimentos.


A contrafação de produtos é uma realidade ainda difícil de travar, no qual os medicamentos não são exceção. Além do impacto económico que representa, está também em causa a segurança de todos os nós.

TruTag, uma empresa dos Estados Unidos, desenvolveu uma solução revolucionária na indústria - micro etiquetas codificadas. 
Registadas com o mesmo nome, estas micro-etiquetas são feitas com sílica do mais alto nível de pureza, são comestíveis, e podem ser combinadas com produtos como comprimidos, alimentos e outros produtos, criando uma camada manoscópica com um código gravado.

Não é necessário elevada tecnologia para colocar as etiquetas. Basta misturar algumas partículas do composto em pó no revestimento do medicamento, ou colocar mesmo no próprio alimento.

Para ler o código gravado nas micro-etiquetas é necessário recorrer equipamento exclusivo da TruTag. A digitalização do código permite revelar detalhes sobre a data e local de fabrico, ou ainda outros detalhes importantes.

TruTag foi selecionada pelo Fórum Económico Mundial, no reconhecimento das empresas tecnológicas mais inovadoras do Mundo, como a tecnologia pioneira de 2014.