Carpete com LED transforma o chão em sinais interativos

Uma solução que irá transformar a forma como interagimos com a informação e o seu ambiente em hospitais, cinemas, aeroportos ou outros espaços públicos.


A Philips, em parceria com a empresa de pavimentos Desso, encontra-se a desenvolver um inovador produto: carpetes transmissoras de luz. 

O que está em desenvolvimento é, nada mais nada menos, do que carpetes que apresentam material de iluminação LED incorporado no tecido. Uma inovação com elevado potencial de aplicação se pensarmos na sinalética.

Quer se trate de setas, logótipos ou texto, em breve as carpetes poderão fornecer-nos informações importantes acessíveis a um inclinar da cabeça.

Uma maquete desta tecnologia apresenta pessoas sendo direcionados através de um aeroporto para a área de bagagem. Para instalações com múltiplas rotas ou funções, as luzes também podem mudar para representar o que é mais relevante no momento. Outro dos exemplos é a sinalização temporária, tal como orientar as pessoas, nas salas de cinema, para a saída mais próxima durante uma emergência.

Outra aplicação interessante é a iluminação do ambiente, o que te permitiria definir áreas inteiras da tua casa para dar um certo tom de luz. Imagina poderes conferir à tua sala-de-estar um azul reconfortante quando te apetece ler, ou optar por uma cor mais energética quando te queres focar.

Segundo os criadores, este produto é real e estará disponível, inicialmente nas regiões EMEA (Europa, Médio oriente e África).