Vais ficar surpreendido, mas sabias que o melhor sítio para guardar as frutas e vegetais é na realidade fora do frigorífico - melhor sabor, mais duráveis e com um menor impacto no consumo de energia? Pois bem, houve mesmo quem já tratasse de criar o equipamento ideal.
Exemplos de soluções low-tech, e sustentáveis, para a conservação de alimentos vão surgindo cada vez mais. Uma das propostas foi concebida pelo designer Fabio Molinas. Uma solução que combina o desperdício de energia de um frigorífico convencional com a tradicional utilização do barro para arrefecer perecíveis.
A solução vem pelo nome de OLTU, e foi projetada como um organismo de conversão de energia. OLTU utiliza o calor que é libertado, e desperdiçado pelo frigorifico, reutilizando-o para arrefecer os vegetais através do arrefecimento por evaporação.
A concepção do OLTU envolve recipientes circulares de barro empilhados no topo de um pequeno frigorífico. A dupla parede dos recipientes está destinada a ser preenchida com água, que lentamente vai evaporando graças ao calor desperdiçado que vai sendo libertado pelo frigorífico. Este processo vai diminuindo a temperatura interna dos recipientes, arrefecendo assim de forma natural o conteúdo.