Goedzak - o saco das boas ações

Todos nós temos em casa aqueles objetos, que por já não usarmos ou simplesmente já não fazem sentido, arrumados à espera de um destino, e que na pior das hipóteses acabam no lixo. Mas o Goedzak vai dar-lhes uma segunda oportunidade.

Desenvolvido pele agência de design holandesa Waarmakers, Goedzak é um saco de lixo especial para bens que ainda tem usabilidade. O conceito é, de uma forma amigável, dar uma segunda oportunidade aos nossos objetos e estimular um comportamento sustentável.

O Goedzak, que se traduz para "bom saco" ou "faz o bem", é um saco transparente com uma chamativa lista amarela que podes usar para colocar na rua com os teus bens. Se o conteúdo chama a atenção de quem passa eles podem sentir-se à vontade em pegar no saco, e levá-lo consigo.

Segundo os criadores Simon Akkaya e Maarten Heijltjes, todos nós temos bens aos quais já não dá-mos valor, e que podem acabar sendo deitados fora, enquanto os mesmos ainda podem ter valor, e uso, para outras pessoas. E o  Goedzak quer dar-lhes uma segunda oportunidade. 

Goedzak é o resultado da projeto de investigação "Design para o altruísmo", cujo objetivo passava por estimular comportamentos para ajudar os outros, de preferência estranhos.