Esquece os cartões. Inovação permite fazer pagamentos com o rosto.

Uma inovação diretamente da Finlândia. Uniquil, uma start-up finlandesa, desenvolveu um sistema único de pagamento que vem romper com tudo o que conhecemos até agora. Esquece cartões, impressão digital, ou pins, a Uniquil permite-te pagar as compras com o rosto, ou seja, o teu pin é a tua cara!




O mecanismo é simples: para confirmar a transação no ponto de venda apenas tens de mostrar o rosto para a câmara, a tua fotografia  irá aparecer, e de seguida só precisas clicar em "OK".

Sem cartões de crédito, carteira, ou smartphone, etc. - o que implica que o sistema armazene centralmente o teu ID, juntamente com os detalhes do teu método de pagamento normal. Uniqul refere que quase todos os métodos de pagamento podem ser registados no seu sistema, desde PayPal aos tradicionais cartões, e que os dados são protegidos por criptografia "grau militar".

É gratuito para os comerciantes, enquanto que os utilizadores terão que pagar uma pequena quantia de acordo para permitir as transações dentro de um certo raio, a partir de um ponto escolhido, por exemplo o tua casa.  €0.99/mês desbloqueia terminais num raio de 1-2 km, e €6.99 é a opção completa de livre pagamento.

Esta inovação foi idealizada para empresas de pequena dimensão, permitindo-lhes economizar tempo. Ora, aumentando a velocidade das transações, menos tempo à espera e clientes mais satisfeitos!