Novo tipo de plástico para um design biológico e sustentável.




Spyros Kizis, aluno do Edinburgh College of Art, desenvolveu um material plástico reforçado com fibra de cardo de alcachofra, combinando fibras de desperdícios agrícolas, com uma nova resina biológica. 

Focado em matéria-prima grega natural, Kisis está a chamar a atenção para uma forma alternativa a economia grega poderia ser reconstruída, regressando ao artesanato, e desenvolvendo os produtos locais.

Seu objetivo é produzir design através da exploração de materiais, pondo em causa não apenas os materiais e processos utilizados para produzir produtos e mobiliário, mas também os sistemas por trás desses materiais e processos, desde a extração do material, e na fabricação de produtos, à sua distribuição e eliminação.

O  plástico reforçado com fibra de cardo de alcachofra é um novo material eco plástico criado a partir de uma combinação de fibras gregas de cardo de alcachofra, e uma resina biológica produzida principalmente a partir de óleo de cozinha usado. O material é produzido a partir de plantas renováveis e sustentáveis, é 100% biodegradável e pode também ser utilizado como um biocombustível.