Google Analytics para espaços físicos

Quem gere um site, ou um blog, sabe quanto é útil a informação gerada pelo Google Analytics. Agora imagina a aplicação dessa ferramenta a ambientes off-line. 


O Google Analytics é uma das ferramentas mais úteis para quem tem um site, ou um blog, uma vez que nos permite saber quem nos visita, de onde veem os visitantes, qual os temas mais lidos, e muito mais. 

Pois bem, o que o artista Jonas Lund fez foi exatamente, transportar esta ideia para o ambiente offline.

Gallery Analytics é uma instalação especifica, em formato website para exposições, que é capaz de gerar dados sobre o comportamento dos visitantes e apresentar esses dados num ambiente como o Google Analytics. 

Através da criação de uma "malha" de rede Wi-Fi, e combinando-a com software feito por encomenda, a Gallery Analytics é capaz de controlar, em tempo real, todos os dispositivos com Wi-Fi ativado em movimento na área de exposição.

A malha da rede Wi-Fi está ligada a um website de estatísticas da galeria, disponível a todo o público, onde os dados de controlo e análises pode ser acedidos. Este interface está também instalado na área de exposição, para permitir que os visitantes possam perceber que estão a ser analisados.

Semelhante à forma como um shopping segue os seus visitantes para determinar o quão bem uma montra converte clientes, Lund é capaz de fornecer uma análise aprofundada do movimento do visitante da exposição no espaço, e dai resumir a performance dos trabalhos na exposição.