Forno de pizza giratório transforma pizzaria em disco

Nesta pizzaria, além das pizzas, o forno é o grande chamariz.


Forno giratório com a forma de uma bola de discoteca gigante, é a peça central da pizzaria "Disco Volante" em Viena, concebida pelo arquiteto austríaco Lukas Galehr, em colaboração com a agência madamemohr.

O forno esférico é coberto com dezenas de minúsculos azulejos espelhados. À noite, quando as luzes se apagarem e vários holofotes coloridos são direcionados para o forno, vários pontos de luz rosa, verdes e azuis inundam as paredes e tetos brancos. 

O objetivo desta concepção não foi apenas desenvolver o design, mas também fazer a sua fabricação. A camada externa do forno, que é feito de betão resistente ao calor, foi produzido utilizando a tecnologia de moagem CNC para construir a forma esférica. O mecanismo que permite ao forno girar está oculta sob a superfície de cozimento, onde o calor não danifica as partes sensíveis. O escudo é coberto com cerca de 7500 azulejos em espelho especialmente cortados, e que foram colados no local.

De acordo com os clientes, estes desejam que o restaurante não tivesse apenas a atmosfera de uma pizzaria italiana do sul, mas que também transportasse o brilho do "Italo-Disco" da era dos anos 1970 e 80.

O coração de cada pizzaria é o forno de lenha, que neste caso é uma bola de discoteca gigante com um mecanismo de rotação. 
Depois de a massa esgotar o Pizzaioli liga o motor e o forno começa lentamente a girar, com cerca de 1 movimento giratório por minuto. And let´s the party begin!