Fachada cinética e interativa recria retratos gigantes

Uma instalação onde o digital é combinado com a escultura para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014.


Para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, Asif Khan quis mostrar a sua visão de arte com uma instalação onde o digital é combinado com a escultura. 

Intitulada de MegaFaces, e concebido para o pavilhão da maior companhia de telecomunicações da Rússia, a MegaFon, a instalação irá digitalizar os rostos dos visitantes e recriá-las, em desenho 3D, na fachada do pavilhão durante 20 segundos.  

A fachada do pavilhão está projetada para funcionar como uma gigante tela de pinos. 
Composta por 10.000 acionadores que são dispostos num padrão triangular e podem ser estendidos até dois metros, a fachada é transformada num retrato tridimensional do rosto de 3 visitantes, cada um com oito metros de altura e seis metros de largura.

A MegaFon organizou uma campanha nacional para que os fãs do desporto fizessem parte da história dos Jogos Olímpicos 2014. Em lojas da MegaFon os fãs podem digitalizar os seus próprios rostos recorrendo a cabines de foto 3D desenvolvidas pela iart. São captadas 5 fotografias, ao mesmo tempo e de ângulos ligeiramente diferentes, e posteriormente montadas numa imagem 3D para ser projetada na fachada do pavilhão. 

Espera-se que cerca de 170.000 rostos sejam mostrados durante os Jogos Olímpicos de Inverno.
O conceito é dar a todos a oportunidade a qualquer um de ser a cara dos Jogos Olímpicos.







via iart & Asif Khan