O papel da libertação

A forma como abrimos a boca em público até pode parecer uma questão absurda, mas para as mulheres japonesas não é bem assim.

Na cultura japonesa é considerado atraente uma mulher com uma boca pequena e discreta. Nesta percepção de beleza, é visto como feio e indelicado uma mulher abrir amplamente a boca em público, e faz parte das boas maneiras que a encubra.

Este condicionalismo cultural, foi identificado pela Freshness burger,  uma cadeia de hambúrgueres no Japão, como a principal razão para o facto de o maior dos seus hamburgueres - "classic burguer" - não ter sucesso junto do público feminino - elas tinham que abrir largamente a boca para o conseguir comer!

Assim, surge o Liberation Wrapper - um invólucro de grandes dimensões impresso com uma imagem da metade inferior do rosto de uma mulher. Este design foi concebido para esconder a boca da japonesa, enquanto esta come o hambúrguer, fazendo parecer que ela, de alguma forma, está a conseguir  manter a boca fechada enquanto dá dentadas sem qualquer constrangimento.  

A campanha revelou-se um sucesso. O Liberation Wrapper permitiu efetivamente mulheres japonesas desfrutar do "Classic Burguer" em público, e aumentou as vendas em mais de 200%.

Aqui fica uma apresentação vídeo do Liberation Wrapper.