Mudar a forma como reciclamos plástico

E se fosse possível, tu próprio, reciclares as embalagens de plástico que deitas fora? 


Dave Hakkens, que já nos havia surpreendido com o inovador PhoneBloks, e está desta vez a planear revolucionar a forma como reciclamos plástico. 
Atendendo a que apenas 10& dos plásticos são efetivamente reciclados

Leve, resistente e facilmente moldável são as características que fazem do plástico um dos materiais mais fáceis de reciclar. Hakkens quer mudar o facto de atualmente apenas 10% deste material é reciclado, sendo o restante despejado em aterros sanitários ou no mar.

O projeto de Hakkens vem pelo nome de Precious Plastic e visa a consciencialização da falta de instalações de reciclagem, mas também dar às pessoas uma solução eficaz para a eliminação dos plásticos indesejados. 
Para tal,  o designer holandês criou uma oficina de plástico, em pequena escala, assim como maquinaria  que permite a própria pessoa facilmente reciclar o material.

Todas as máquinas, incluindo uma máquina trituradora de plástico, extrusão, injeção moldador e moldador de rotação, são construídas segundo os padrões da indústria e projetadas de modo que qualquer pessoa pode usá-las. 

De momento o projeto está em andamento, e segundo o designer o próximo passo é publicar projetos on-line, para que qualquer um de nós seja capaz de criar as suas próprias máquinas de reciclagem de plástico.

Hakkens, a sua maquinaria e como tudo funciona, apresentado neste vídeo: