Memórias gravadas pelo sol num banco de jardim

Um conceito slow down de registos para memória futura.



Criado pelo designer Joshua Barnes e apresentado XX, o Shadow Memories é um banco que permite a quem nele se sentar, a possibilidade de deixar uma mensagem para um futuro ocupante do banco - mas apenas para aqueles que se sentarem  no mesmo lugar, precisamente um ano depois.

Shadow Memories depende principalmente de um relógio de sol, uma nova tecnologia e tempo.
O banco de jardim é usado como o relógio de sol, com o braço do banco a funcionar como ponteiro das horas. A estrutura do banco irá criar uma particular sombra que ocorre uma vez por ano, exatamente aquela data e hora. Qualquer pessoa pode deixar uma mensagem vídeo, e recorrendo a tecnologia de realidade aumentada, através de uma app de reconhecimento de imagem, relacioná-la com o dia e a hora da sombra. 

Uma vez que o trajeto do Sol vai mudando ao longo de todo o ano, cada sombra que cria é única para aquele particular momento. Assim, a qualquer hora do dia, novos vídeos do ano anterior são revelados. Basta para tal teres a app. 

Shadow Memories é uinteressante conceito, já que surge em oposição à natureza imediata das memórias digitais, levando-nos a desacelerar e obrigando-nos a esperar.