Geradores em papel: captar energia do toque, fricção e deslizar

O departamento de inovação e tecnologia da Walt Disney Company desenvolveu um sistema que torna possível uma folha de papel gerar energia.


O departamento de inovação e tecnologia da Walt Disney, a Disney Research, concebeu nada mais nada menos do que geradores de papel baseadas em eletretos: materiais que possuem carga elétrica quase permanente.

O funcionamento depende de um sistema composto por uma folha de papel, um pedaço de teflon, fita adesiva condutora e poliéster revestido por prata ou papel impresso com tinta condutora . 

A carga negativa da folha de teflon faz com que este material cumpra a função de um eletreto conduzindo carga elétrica permanente quando colocado entre as folhas de poliéster.

Quando a folha de teflon é friccionada com papel comum, cargas de polaridade opostas acumulam-se na superfície do teflon e do papel. Porque o teflon tem uma afinidade eletrónica menor do que o papel, a carga no teflon é negativa. Quando a folha de PTFE é empilhada com camadas condutoras que servem como eletrodos, tais como folhas de poliéster revestida de prata ou de papel impresso com tinta condutora, a carga sobre o teflon atrai cargas livres de polaridade oposta, que  em seguida se acumulam sobre a superfície dos condutores. Assim, basta friccionares as mãos na folha para produzir uma pequena quantidade de energia!

Walt Disney acredita que a invenção é ideal para garantir atividades de entretenimento para as crianças de forma simples, económica, rápida e sustentável. Assim como aumentar a consciência de sustentabilidade e economia de energia entre as crianças.