Cartas devolvidas no combate ao Alzheimer

Uma ação de marketing criativa para lembrar o esquecimento. 



A instituição alemã, The Alzheimer’s Society Baden-Württemberg combate a “doença do esquecimento” e todo o seu trabalho depende de doações. No entanto a relevância que a sociedade dava a este problema de demência era à data muito reduzida. Era necessário chamar a atenção da sociedade, mas um trabalho difícil dado que a instituição não disponha de orçamento de marketing para qualquer tipo de iniciativa.

A solução foi encontrada pela agência Jon Von Matt, através de uma ação de marketing direto criativa e eficiente, a custo quase zero: The free Alzheimer direct mail.

Uma carta perfeitamente normal, no entanto, a morada do remetente e destinatário foram trocadas, e a carta enviada sem selo. Ora, todos nós sabemos que uma carta sem selo é devolvida ao remetente. E foi isso exatamente que aconteceu. Assim, todos os que receberam esta carta têm a oportunidade de experienciar as dificuldades que um doente de Alzheimer atravessa no dia-a-dia, uma vez que recebem uma carta que aparentemente se esqueceram de colocar selo e a qual não se lembram de alguma vez terem enviado. 
Mas a carta esclarece a situação, dá a conhecer a dimensão do problema que os doentes de  Alzheimer enfrentam, e no final encoraja a um contributo.

Esta campanha efetivamente resultou num aumento de doações para a The Alzheimer’s Society Baden-Württemberg. 
Um excelente exemplo de como uma boa ideia pode trazer bons resultados, independentemente do meio utilizado e o budget disponível. O que importa mesmo é ser criativo!